Blog

Inteligência emocional: Como ela potencializa seu desenvolvimento profissional

Você já definiu qual deve ser o próximo passo a dar em sua trajetória profissional? Se você é colaborador de uma empresa, provavelmente está de olho na próxima promoção. Se é empreendedor, está sempre traçando estratégias para aprimorar seu negócio e ampliar seus lucros. Independente de qual seja o seu caso, hoje eu quero te indagar: Sua inteligência emocional está alinhada para você conquistar o desenvolvimento profissional esperado?

Em um mercado altamente competitivo, é primordial desenvolver habilidades que vão além da nossa formação para gerir o negócio como um todo e liderar os membros da corporação. Como você lida com esta pressão? Sua inteligência emocional acompanha o patamar do seu desenvolvimento profissional?

Conforme crescemos profissionalmente, nossas responsabilidades também aumentam e, muitas vezes, somos obrigados a enfrentar um desequilíbrio emocional que não conseguimos identificar a origem – tampouco lidar com os desdobramentos de tais emoções. Como consequência, há interferência tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

O impacto da inteligência emocional em suas decisões

Em primeiro lugar, cabe explicar que inteligência emocional é a nossa capacidade de identificar e administrar sentimentos e emoções nossos e das pessoas ao nosso redor. Trata-se da maneira que gerenciamos o que sentimos e como agimos em relação a isso.

Como dito anteriormente, o crescimento traz consigo grandes responsabilidades, por isso é necessário estar pronto para lidar com situações adversas com calma e objetividade. Tomar decisões é algo rotineiro para empreendedores e estas ações por si só já favorece a pressão no cenário de trabalho.

Imagine-se nas seguintes situações:

  • Demitindo um funcionário que trabalha bem, mas já não bate as metas estipuladas;
  • Dando feedback a um colaborador que desempenhou um trabalho com baixo grau de satisfação;
  • Lidando com parceiros de negócios que já não compartilham da mesma visão e objetivos que os seus;
  • Realizando reuniões para trazer novos investidores para a empresa.

Estas são apenas algumas das situações encontradas durante o caminho para o desenvolvimento profissional e todas elas exigem inteligência emocional, afinal, uma escolha errada pode gerar prejuízos ao negócio.

Você se sente pronto para lidar com elas?

Como desenvolver inteligência emocional?

Existem diversos meios e possibilidades para desenvolver e/ou aprimorar a inteligência emocional. A terapia integrativa é uma delas e pode ser um divisor de águas para quem deseja obter sucesso e uma vida mais leve. Autoconhecimento, equilíbrio, descoberta de dores antigas e profundas, identificação de crenças e padrões limitantes e o resgate de sua criança interior são apenas alguns dos benefícios que permeiam as terapias integrativas. É durante todo esse processo terapêutico que desenvolvemos nossa inteligência emocional.

Na prática, isso significa que é necessário (re)conhecer nossas emoções para, então, aprender a gerenciar de acordo com cada situação enfrentada. Raiva, medo, ansiedade, animação, felicidade, frustração… Você sabe identificar quando está sentindo cada uma destas emoções? Não é tarefa fácil, mas vale a pena. Começamos a sentir as mudanças já a partir da segunda sessão, pois quanto mais nos abrimos para esta descoberta, mais conscientes ficamos. E por sermos tão únicos é que os processos se tornam extremamente individuais e levam um tempo específico de eficácia para cada um.

A empatia também é um ponto-chave no processo do desenvolvimento da inteligência emocional. É muito importante se colocar no lugar do outro e refletir que aquele indivíduo está lidando com seus próprios problemas a partir de histórias, perspectivas e vivências diferentes das suas. Assim, podemos aprender a não atacar quando nos sentimos atacados e a pensar em diferentes formas de enfrentar as situações para que elas não tomem uma proporção maior do que é esperada.

Durante o processo terapêutico, conhecer os gatilhos que te tiram do sério e exercitar a paciência também são práticas importantes.

A vida com inteligência emocional

Como você já pode ter percebido, a inteligência emocional não traz benefícios apenas no desenvolvimento profissional. Ela também te ajuda a viver de maneira equilibrada para melhorar e desfrutar da sua vida pessoal.

O processo pode ser longo e desconfortável, mas aprender a gerenciar nossos sentimentos e emoções é algo que levamos por toda a vida e para todas as áreas em que estamos inseridos. Suas vantagens são inúmeras:

  • Menos estresse e ansiedade no dia a dia;
  • Melhora das relações interpessoais;
  • Elevação da autoestima;
  • Clareza para enfrentar situações adversas;
  • Tranquilidade na tomada de decisões.

Investir em você e no seu bem-estar psicológico é investir em uma vida mais tranquila e inteligente. Dedique-se também a você!

Alguma dúvida? Envie um Whatsapp

Fale conosco

Contato